Projetar um salão de cabeleireiro e barbearia requer grande atenção a determinadas necessidades funcionais que em outros espaços comerciais não se fazem necessárias. Desde a iluminação específica, os espaços dos lavatórios e os locais para os tratamentos dos cabelos femininos, até os espaços direcionados aos cuidados masculinos, muitas questões técnicas e ergonômicas que somente se aplicam a tais necessidades precisam ser dominadas e resolvidas.
Com a certeza da complexa responsabilidade de dar respostas a tais necessidades ergonômicas, técnicas e funcionais tão específicas, elaboramos esse projeto enfrentado também os desafios da reforma de um imóvel comercial. Nos apropriamos da melhor forma possível dos espaços físicos que o imóvel oferecia, nos limitando às eventuais transformações que pudessem ser impedidas pelas suas características construtivas e, ao mesmo tempo, explorando as possiblidades que por outro lado nos foram dadas.



Neste projeto, uma atenção especial foi dada aos objetos de decoração. Como a demanda apresentada pelos clientes foi a de espaços mais despojados e descontraídos, alguns elementos presentes no imaginário coletivo foram incluídos, como a inconfundível frente de um fusca, visando assim o despojamento e estimulando a apropriação dos espaços pelos seus usuários. E, para que as expectativas dos clientes pudessem ser plenamente atendidas, outros elementos visando à descontração foram incorporados, como, por exemplo, uma mesa de bilhar.




Assim, do ponto de vista estético o salão projetado é o resultado de uma justaposição de imagens que provêm, a quem o frequenta, um percurso pelas próprias memórias coletivas em direção à descontração, ao relaxamento e à diversão. Já do ponto de vista da funcionalidade, se levada em conta a área disponível para a sua implementação, o salão apresenta uma grande capacidade de atendimento confortável e simultâneo de clientes. Criatividade, domínio técnico e atenção a cada detalhe marcaram o resultado deste trabalho.

