Escolha uma Página

Reserva Santa Rosa | A.M.

Nesta casa de desenho único as formas e os materiais se reúnem de modo preciso e ousado.
Nesta casa de desenho único as formas e os materiais se reúnem de modo preciso e ousado.

Tirando proveito do aclive do terreno situado no condomínio Reserva Santa Rosa, em Itatiba-SP, a forma dessa casa foi pensada de modo a tornar mais evidente todo o conjunto arquitetônico que se projeta em direção à rua. No centro da sua composição, um painel de madeira apoia-se sobre um plano dobrado em L na cor branca e tem seu topo arrematado por uma esbelta e elegante laje de concreto aparente que parece flutuar acima dos demais elementos arquitetônicos do conjunto. O desenho exclusivo pensado para este projeto apoia-se no minucioso emprego e composição das formas, aberturas e materiais.

o projeto da frente dessa casa foi pensado para tirar o máximo proveito plástico possível do aclive do seu terreno
a composição das formas é complementada pela composição dos materiais com as aberturas precisas

A entrada social da residência é demarcada em um lado por um plano na cor preta, o qual também a separa do vão da garagem, e do outro lado, por uma abertura em vidro com o formato trapezoidal bastante singular. Delimita e cria tal abertura, um maciço volume de concreto que além de conter a escada parece sustentar todo o conjunto em balanço. Com essa tensão criada pelas formas em balanço e pelos materiais, pretendeu-se o resultado autêntico e expressivo deste projeto.

a instigante tensão entre o apoio em concreto aparente e a forma branca

A vista do interior da casa para o seu exterior foi organizada de modo a gerar privacidade e ao mesmo tempo criar a paisagem mais rica possível para seus espaços internos. No pé direito duplo, dois quadros emolduram tal paisagem mostrando, o mais alto, o céu, e o mais baixo, a área de lazer com toda a sua profundidade. No pé direito mais baixo, o terceiro e último quadro conduz o olhar para a cozinha externa.

no interior da casa novamente a composição dos materiais com as aberturas cria muita plasticidade

As áreas abertas da casa foram criadas para proporcionar a maior amplitude e profundidade possível. A harmonia dos materiais, das formas arquitetônicas e dos passeios com os jardins visou criar atrativos para o deleite permanente dos futuros moradores.

na sequência da área de estar externa com lareira vem a piscina que conta com área molhada para cadeiras e também com um spa

Na divisa do fundo do terreno, um pergolado metálico com linhas contemporâneas foi pensado, no exato alinhamento do eixo da piscina, spa e lareira externa, para criar a profundidade visual desejada.

arrematando a perspectiva das áreas abertas da casa tem-se um pergolado com um desenho atual que dialoga com a arquitetura

Das áreas abertas pode-se avistar o arranjo formal complexo e instigante pensado para esse projeto. O emprego consciente dos materiais em cada elemento formal bem como a preocupação com os esforços estruturais resultantes proporcionou a harmonia que se encontra nas diversas vistas e detalhes desta casa.

as formas complexas e instigantes da vista posterior da casa
error: Conteúdo está protegido!