O mercado imobiliário tem cada vez mais restringido os espaços que compõe os novos apartamentos. Embora mesmo em projetos nos quais se dispõe de abundância e liberdade espacial seja necessário saber lidar com os ditos “espaços mínimos’, é nesta condição contemporânea que esse saber fica ainda mais evidente e necessário.
Com a demarcação de uma linha horizontal contínua acima dos limites da porta, criou-se a sensação de que o espaço da sala de estar/TV e jantar fosse mais alta do que de fato é. E não há como negar que aqueles apartamentos de outrora, com pés-direitos generosos, tornaram-se relíquias nos dias atuais. Além do espelho associado à mesa de jantar, outro artifício utilizado para ampliar o espaço foi o painel de madeira que abriga a TV e também envolve a parede lateral


Nesse tipo de projeto, decidir quais móveis devem ser projetados e fabricados sob medida e quais devem ser escolhidos e comprados é conduzir o investimento do cliente de forma a se obter o melhor equilíbrio entre os gastos e os benefícios que eles podem proporcionar. Para este apartamento foi necessário projetar a mesa de jantar e fazê-la sob medida para melhor aproveitarmos os seus espaços. E, dentre os demais móveis planejados, destacamos essa estante que têm suas portas de correr projetadas para tornar o ambiente com uma aparência diferente dependendo do como elas estiverem abertas ou fechadas.



Na cozinha, planejada de forma a criar cada espaço com a máxima funcionalidade possível, os materiais empregados foram escolhidos para que pudessem resistir ao uso ao longo do tempo e sem deixar gritantes as marcas que vão sendo acumuladas nesse processo. Foi também considerado, na definição dos materiais, o padrão do apartamento dentro do mercado no qual ele se insere, para que o investimento nele feito não viesse a ser impossível de ser recuperado caso um dia o imóvel fosse à venda.
