Escolha uma Página

Escola Vilma Maluf Mantovani

A partir de um discurso crítico em relação ao modelo pedagógico vigente criou-se essa escola apontando para novas possibilidades através da sua arquitetura.
A partir de um discurso crítico em relação ao modelo pedagógico vigente criou-se essa escola apontando para novas possibilidades através da sua arquitetura.

A criação arquitetônica para ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Vilma Maluf Mantovani, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, apresenta um discurso crítico contra a política pedagógica presente nas diretrizes de bases curriculares, mirando sua concepção e essência, e também aponta para possibilidades mais dignas e ricas de formação do sujeito.

As edificações concebidas organizam-se por meio de dois pátios cobertos simetricamente dispostos a partir do volume das salas de aula. Ligam-se a esses pátios os sanitários, banheiros, lavanderia, cozinha e demais dependências. Tais pátios possuem, cada um, quatro grandes aberturas que servem para iluminá-los e para ventilá-los, mas que não permitem o acesso ao seu exterior a não ser visualmente. Tal acesso às áreas externas se dá por meio de um pequeno corredor contendo duas portas laterais na sua extremidade, as quais também o iluminam. No centro dos pátios a cobertura possui uma forma piramidal irregular não iluminada.

Os modelos de sala de aula fechadas em si mesmas e distantes fisicamente do meio social e cultural no qual se inserem foram intencionalmente desprezados. Cada uma das salas de aula possui duas portas zenitalmente iluminadas que partem do corredor, e duas portas de folhas duplas que se abrem para um pátio externo, cujo qual, cada um, une a metade das salas de aula num espaço que amplia as possibilidades pedagógicas das mesmas. O corredor que dá acesso às salas é também iluminado zenitalmente e, por meio de um sofisticado sistema, realiza a ventilação delas.

implantação geral da reforma e ampliação da escola

Com paisagismo imbricado à arquitetura, a área externa da ampliação foi desenhada até os limites da quadra que a escola ocupa, prevendo além de acessos separados para as atividades de serviços, áreas de permanência com bancos à sombra de árvores, tanto para fora dos limites da escola como dentro de seus domínios diretos.  Parquinho e área de descanso reservada aos funcionários também foram previstos e dispostos na construção do espaço externo.

Uma nova cobertura suspensa sobre as antigas foi concebida para resolver as enormes deficiências de conforto térmico das edificações pré-existentes. Para uni-las às projetadas, uma galeria foi prevista.

planta de cobertura
error: Conteúdo está protegido!