A grande praça que resume o projeto desta escola ocupa todos os 11.474,20m² de uma quadra situada no bairro Planalto do Sol II, no município de Santa Bárbara d’Oeste. Ela é composta por quatro áreas, que podem ser entendidas como se fossem quatro pequenas praças com bancos, abrigadas dentro de uma praça maior. Cada uma dessas praças menores é povoada por espécies arbóreas com floradas em uma específica estação do ano, caracterizando assim cada “pequena praça” como representante de uma das quatro estações. Além dos bancos, também compõe essas áreas menores os bicicletários, estacionamentos, áreas ajardinadas, rampas de circulação, escadas, mais espécies arbóreas e um amplo anfiteatro aberto. Este último foi concebido de maneira integrada ao teatro interno à escola, de modo que os camarins pudessem ser compartilhados entre ambos. As espécies do paisagismo, além da concepção didática acima descrita, foram também pensadas para dialogar com as formas do conjunto edificado projetado.
Sendo a topografia do terreno significativamente acidentada, a organização da escola foi concebida em níveis, sendo eles internamente articulados por uma rampa contínua, descrevendo certo movimento em espiral. O nível mais baixo, situado em cota inferior que a menor das cotas dadas pelo terreno, e concebido abaixo do nível mais baixo da praça, é formado pelo teatro, suas dependências imediatas, e pelo anfiteatro.
No primeiro nível da praça, encontram-se o acesso principal da escola, a área administrativa, e mais dependências do teatro, incluindo seu acesso. Todas essas dependências do teatro foram dispostas ao longo de um hall contendo sanitários coletivos, uma ampla sala para usos diversos e um salão com reservatórios para armazenamento e distribuição de águas pluviais a serem utilizadas na manutenção dos jardins da praça. Por fim, ainda no mesmo nível em questão e abaixo do solário, foi projetado um depósito.

Subindo a rampa, no nível das salas de aula, além delas tem-se um acesso independente voltado diretamente para a praça. Tal nível foi assim isoladamente pensado para proporcionar conforto acústico para as atividades nas mais diversas salas, protegendo-as dos ruídos tanto da praça, quanto dos demais níveis. Esse nível foi organizado em duas alas, uma destinada ao ensino infantil e composta por seis salas mais berçário, solário e lactário. A outra destinada ao ensino fundamental e, por sua vez, composta por seis salas de aula, uma sala de leitura e uma de informática, ambas estas últimas passíveis de serem compartilhadas com a comunidade local. Tal qual na criação da Escola no Jardim Santa Rita, as salas de aula nesse projeto também seriam refrigeradas por ventilação cruzada, através de áreas ajardinadas, e igualmente possuiriam coberturas ventiladas.
O nível seguinte projetado é, dentre os demais, o menor em área e é composto por acessos de serviços, um depósito e uma área de descanso arborizada, destinada aos funcionários.

Por fim, o último nível, ao final da rampa, é composto por um parque, pelas dependências de serviços, que incluem um refeitório, por um pátio coberto com palco, por uma quadra poliesportiva coberta e por um pátio aberto com bancos. Tal pátio aberto foi concebido de modo a poder proporcionar uma vista verdadeiramente panorâmica da cidade, já que a localização geográfica do terreno em relação à mesma possibilitaria isso.
Também intentando proporcionar um maior conforto térmico aos diversos espaços, as formas do conjunto edificado foram moldadas. Mas foi principalmente com as intenções estéticas, desenvolvidas na criação como um todo, que elas foram definidas.

A história do projeto
O projeto da Escola no Planalto do Sol II insere-se num contexto de um projeto pedagógico elaborado pela secretaria de ensino da municipalidade que visava a construção de A.D.I.s (Área de Desenvolvimento Infantil). Desse modo, a criação de uma A.D.I. no bairro Planalto do Sol II foi realizada na sequência da concepção da A.D.I. no Jardim Santa Rita de Cássia que também pode ser conhecida aqui no nosso portfólio clicando no nome a seguir Escola no Jardim Santa Rita. Além do projeto pedagógico resumido sob o nome A.D.I., o telhado metálico amarelo manteve-se como obrigatoriedade imposta pela administração ao novo projeto. Excetuou-se dessa vez, a imposição dos brises, já que eles haviam sido suprimidos desde o projeto anterior. O pedido de inclusão de um auditório no conjunto de recursos a serem contemplados pelo projeto, que fora feito tardiamente no caso da A.D.I. no Jardim Santa Rita de Cássia, nesse novo projeto foi incorporado ao conjunto de exigências fornecido desde o início.
O auditório, desde sua aparição tardia no projeto anterior, simbolizava uma mudança na intenção da gestão municipal para com os projetos escolares, mudança essa que fora inspirada pelas propostas do projeto da A.D.I. no Jardim Santa Rita que visavam extrapolar as possibilidades do programa previamente fornecido. Assim toda a concepção da A.D.I. no bairro Planalto do Sol II já pôde dispor de uma maior liberdade na elaboração de seu programa, o que resultou numa criação onde os limites da escola e da comunidade ao seu redor estavam harmoniosamente diluídos na ampla praça vista neste projeto.
