Escolha uma Página

Consultório de Pediatria | C.P.

Neste projeto de Consultório Pediátrico o principal objetivo foi criar um ambiente lúdico que descaracterizasse, aos olhos da criança, o espaço médico.
Neste projeto de Consultório Pediátrico o principal objetivo foi criar um ambiente lúdico que descaracterizasse, aos olhos da criança, o espaço médico.

É certo que um ambiente médico aconchegante e acolhedor pode promover maior interação entre médico e paciente, além de deixar este último mais confortável para sua consulta. Quando se trata de crianças, isso se torna uma máxima ainda maior, e foi justamente essa a solicitação do cliente deste Consultório de Pediatria, localizado no Edifício Praxx na cidade de Itatiba, interior de São Paulo.

entrada do consultório

O objetivo principal era tornar o espaço médico um ambiente lúdico, descontraído, que pudesse promover maior interação com as crianças e distraí-las antes e durante as consultas. Assim, criou-se na recepção uma área para que as mesmas pudessem interagir com os brinquedos posicionados em uma estante com prateleiras não paralelas, e com a lousa magnética e os móveis em escala infantil.

a recepção e o espaço para as crianças interagirem

Além de se divertirem com os brinquedos, a todo momento as crianças podem interagir e modificar o ambiente. Elas podem reposicionar os objetos e reconfigurar a lousa magnética, tornando o espaço da recepção mais próximo do seu universo interior.

Outro artifício utilizado para tornar o ambiente lúdico foi a composição das cores e texturas, o amadeirado e o branco da marcenaria junto da pedra de marmoraria proporcionam uma base neutra em contraste com a porta amarela da sala do médico e o colorido dos próprios brinquedos.

a composição de cores e texturas que acalmam e acolhem as crianças

A sala do médico, por sua vez, apresenta-se com o mesmo conceito de ludicidade e também de composição de cores e texturas. O grande trunfo está justamente na maca onde costuma as examinar que, segundo o médico, é o “pavor das crianças”. Assim, o projeto foi concebido para que as crianças não enxergassem uma maca propriamente dita. Ela apresenta-se como um estofado sobre o móvel, descaracterizado do padrão convencional de uma maca. Pensou-se também em uma escada lateral que direcionasse o olhar da criança para a estante adjacente, onde se encontrariam mais brinquedos para sua distração.

a sala médica ampla e confortável e a dissimulação da maca

As poltronas azuis, locais tanto para o aconchego dos avós que vem para a consulta quanto para a humanização da amamentação feita pelo médico, também ajudam na descontração e agregam pontos de cor discretos sem carregar demais na saturação da composição final.

o espaço das poltronas que tanto serve para acomodar mais acompanhantes na consulta, quanto para a amamentação

Por fim, todos os equipamentos utilizados pelo pediatra foram pensados de forma a estar “encaixados” na marcenaria, promovendo uma melhor organização espacial e tornando o espaço mais limpo dos ruídos visuais de objetos soltos.

a atenção para com todos os detalhes e os utensílios pediátricos
error: Conteúdo está protegido!