Quando se atinge um dos pontos mais altos e mais reservados do loteamento fechado Arts, em Itatiba, tem-se a dimensão do incrível potencial da paisagem local. Situado numa região recortada pelo relevo plástico e montanhoso que precede a Serra da Mantiqueira, dentre os inúmeros lotes que o compõe, poucos oferecem vista tão ampla e privilegiada quanto o lote para o qual foi feito esse projeto.
Ao se deparar com a frente da casa, contudo, não se tem a noção do que se espera entrando nela. Todas as aberturas e toda a distribuição dos seus espaços foram estudados de modo a privilegiar a privacidade e a tirar o máximo proveito possível das vistas a partir das aberturas voltadas para o fundo do lote. Desse modo, a sua frente é principalmente marcada pela laje horizontal suspensa e pelo pergolado vertical no centro da composição.

Uma vez dentro da casa descortina-se a barreira determinada pela sua frente e a paisagem começa a se impor visualmente, até atingir a máxima interação nas suas áreas abertas. Nelas, apropriando-se das vistas e da insolação, tem-se a piscina com um spa e uma área molhada para cadeiras, fartamente rodeada pelos jardins, e tem-se também a área de churrasqueira, que ainda contém um vestiário e um dormitório para visitas.


Os espaços internos
Todo espaço interno dessa casa foi pensado em harmonia com a sua arquitetura externa, pois assim entendemos que deve ser feito todo projeto. No hall de entrada, ao lado esquerdo está a escada que interliga a área íntima, no pavimento superior, com a área de convívio. Ao lado direito, por sua vez, está o jardim de inverno. No centro do hall o destaque é o eixo visual que conduz até a sala com pé-direito duplo, e dela até a vista da paisagem.

De modo análogo a como um pátio interno organiza os demais espaços à sua volta nos mais diversos exemplares da arquitetura ocidental, a sala ampla é o espaço central dessa casa. Tal sala, com pé-direito duplo, situa-se no encontro de dois eixos, descrevendo um formato cruciforme. Numa extremidade de um dos eixos, estão a sala de jantar e o hall de entrada, e na outra o amplo vidro voltado para a área externa e a paisagem. No outro eixo de tal cruz, está a sala de TV que se opõe à cozinha. Além desses espaços dispostos nas extremidades dos eixos que se cruzam, a sala ainda integra, no andar superior, o escritório que também usufrui da vista da paisagem.


No andar superior, além de dois dormitórios com banheiro compartilhado, numa bem projetada demi-suíte, encontra-se a suíte do casal, ampla, pensada com muito requinte e conforto. As demi-suítes e a suíte do casal estão em lados opostos da casa e são interligadas pela circulação que contém o escritório. A suíte do casal também desfruta da singular vista da paisagem e serve-se de um banheiro com igual requinte nos detalhes e definição dos materiais e dos acabamentos.



A área da churrasqueira
Também chamada de área gourmet, a área destinada à churrasqueira e a uma cozinha externa completa, apesar de não estar conectada ao corpo principal da casa, foi pensada com a mesma linguagem e a mesma atenção aos detalhes. O forro de madeira torna o ambiente ainda mais confortável, ao mesmo tempo em que prepara a vista para a paisagem possível através da ampla abertura que dá para uma sacada. De modo sutil e discreto, o volume que contém a churrasqueira ainda abriga um dormitório para hóspedes e um vestiário.

