Escolha uma Página

Anglo Crescer Jundiaí

O projeto dessa escola buscou expressar e estimular os imprescindíveis valores da ciência e do conhecimento no processo pedagógico.
O projeto dessa escola buscou expressar e estimular os imprescindíveis valores da ciência e do conhecimento no processo pedagógico.

Para a escola Anglo Crescer Jundiaí (@anglocrescerjundiai), antigo Colégio Crescer de Jundiaí, situada numa região consideravelmente adensada no centro da cidade, foi projetada a ampliação contendo uma praça e um edifício, com o térreo e mais quatro pavimentos.

Acompanhando os desafios de um projeto verticalizado de uma escola, existiram também as dificuldades de execução. O contexto urbano central antigo e adensado impôs ao projeto a necessidade de soluções que fogem às convencionais na arquitetura educacional.

o contexto urbano antigo e adensado

Um dos consideráveis desafios da execução de uma obra desse porte, e num contexto urbano adensado como o da região central de Jundiaí, foi a realização dos acabamentos das faces externas do edifício.

O Terraço

Do alto do edifício, no seu terraço projetado, algumas perspectivas foram meticulosamente criadas, ora mirando no fundo do horizonte a paisagem montanhosa de Jundiaí, ora mirando detalhes da urbanização da sua área central.

Foram pensadas e executadas estruturas metálicas revestidas com placas cimentícias, cujas formas desenham as relações do terraço com o céu e com a paisagem.

as formas do terraço durante o teste de estanqueidade da laje

A estrutura metálica foi projetada e construída para ser revestida com as placas cimentícias, que deram a forma sobre a qual foi aplicada a textura na cor de um concreto negro.

As formas anguladas expressivas criam de fora do edifício a identidade que marca o seu topo. Além de desenharem as perspectivas com o entorno da edificação, elas também estabelecem uma importante relação com as formas da praça projetada para a escola.

Os enquadramentos das paisagens possíveis a partir do terraço foram criados para encantar e educar. Em determinados momentos eles miram as reservas naturais que envolvem Jundiaí, em outros permitem observar a sua sociedade, e em outros ainda sublinham importantes momentos da história da cidade.

Sobre os materiais

A definição dos materiais e das formas que compõem esse projeto buscou expressar e estimular os imprescindíveis valores da ciência e do conhecimento no processo pedagógico. Os painéis quebra-sóis foram criteriosamente estudados para bloquear o sol nas salas de aula e, ao mesmo tempo, permitirem abundante ventilação natural e transparência do interior para o exterior.

O resultado demonstra a harmonia entre os preceitos estéticos e os dispositivos para conforto térmico dos ambientes construídos.

error: Conteúdo está protegido!