por Giovana Feres Careta
“Qual é o melhor terreno para construir?” Essa é uma das questões mais levantadas pelos clientes que desejam orientação na hora da compra de um lote. E a dúvida é realmente pertinente já que há vários fatores envolvidos nessa decisão e que podem ser cruciais para o desenvolvimento do projeto adequado da sua edificação, seja ela uma residência, um comércio ou uma edificação mais complexa e de uso coletivo, por exemplo. Algumas das principais variáveis envolvidas são legislação, topografia, orientação solar e incidência solar, posicionamento na quadra e interesses de projeto.
LEGISLAÇÃO
Buscar conhecer qual o zoneamento local, usos permitidos e área máxima de construção, bem como as restrições construtivas para este espaço são itens fundamentais para a escolha do terreno. Além disso, condomínios tendem a ter ainda mais restrições construtivas conforme o que é pré-estabelecido pelos seus estatutos através das associações de moradores.
TOPOGRAFIA
O melhor terreno é o plano, correto? Nem sempre. Os terrenos planos, que tendem a ser mais caros, são interessantes aos que desejam edificações com maior acessibilidade (sem muitas escadas e rampas) e com menor custo de construção, por não exigir tanta acomodação de terra e muros de contenção. Por outro lado, terrenos em aclive e/ou declive possibilitam o aproveitamento maior da paisagem circundante, além de propiciarem um menor confinamento entre os vizinhos, a despeito de exigirem maior acomodação de terra e mais escadas/rampas. É preciso, então, colocar na balança o que é mais importante para sua construção.
ORIENTAÇÃO SOLAR E INCIDÊNCIA SOLAR
Alguns ambientes, dependendo do uso, do tempo de permanência, dos equipamentos necessários, entre outros, devem receber maior ou menor insolação. O posicionamento do sol é uma das condições primordiais para a definição do projeto. Mas não só a orientação solar e sim a existência de barreiras, como um edifício alto, por exemplo, pode também implicar na incidência solar em determinados lotes. Assim, é necessário verificar qual é a orientação mais adequada ao tipo de edificação que se pretende construir e como esse sol incide exatamente sobre determinado terreno.
POSICIONAMENTO NA QUADRA
Lotes de esquina permitem uma exposição maior da edificação por deixar duas faces aparentes ao longo das ruas que se cruzam e, nesse sentido, proporcionam maior visibilidade, maior ventilação e insolação, e maior exploração das soluções arquitetônicas, muitas vezes deixando a edificação mais atraente. Já lotes no miolo da quadra podem significar melhor opção quando as questões de privacidade e segurança estão envolvidas, além de geralmente custarem menos que os de esquina. Há que se considerar também que lotes de esquina geralmente possuem maiores restrições urbanísticas que os lotes de meio de quadra.
OBJETIVOS PARA O PROJETO
Qual a finalidade, em termo dos usos, da edificação que você pretende construir: residencial, comercial ou institucional? De quais infraestruturas você deseja ou não estar próximo: pontos de ônibus, locais para estacionamento, bancos, mercados, fornecedores, parques, etc.? E quais, a princípio, são os espaços de que precisa no seu projeto? A definição dos seus objetivos para com o seu projeto é crucial para a escolha do terreno. E é ainda necessário avaliar qual a sua intenção final e quais são suas prioridades.
Apesar de muitas vezes a compra do terreno acontecer por oportunidades de negócio, a escolha do lote depende antes de muitas variáveis não tão simples quanto se imagina. Se você quer ter maior segurança e a orientação adequada, nos procure para que possamos auxiliá-lo e deixar sua escolha ainda mais consciente.
