Escolha uma Página

Clínica de Medicina e Odontopediatria | P.I.

Sofisticação e adequada setorização espacial: premissas para uma clínica médica que foram resolvidas neste projeto.
Sofisticação e adequada setorização espacial: premissas para uma clínica médica que foram resolvidas neste projeto.

Para esta Clínica de Medicina e Odontopediatria localizada no Edifício Praxx Comercial em Itatiba, interior de São Paulo, utilizou-se três salas comerciais para a distribuição dos 3 consultórios, 3 áreas de sala de espera, expurgo, banheiros, DML, copa, entre outros espaços. A setorização, tanto dos ambientes, quanto dos fluxos, foi o primeiro passo para poder resolver as questões e solicitações dos médicos e dentistas desta clínica. Para instalarem-se os consultórios, privilegiou-se as áreas com janelas e, portanto, com iluminação e ventilação natural, valendo-se os demais ambientes de iluminação e ventilação forçados.

logo na entrada tem-se em destaque o detalhe da reentrância projetada no móvel de fundo da recepção

Estabelecidos os setores, os ambientes e os fluxos, pôde-se então desenvolver a identidade estética dos espaços. Sofisticação e atenção aos mínimos detalhes foram premissas, trabalhadas através das composições materiais, texturas e cores, de forma a criar uma unidade de linguagem para toda a clínica.

a recepção e a espera geral articulam as demais áreas de espera
ao fundo a porta de entrada da clínica e espera destinada aos idosos

Tanto na recepção quanto nas áreas de espera, estas divididas em três ambientes para atender às necessidades distintas do público de cada serviço médico oferecido, adotou-se uma base neutra e atemporal composta por cores brancas, cinzas, terrosas e amadeiradas, associadas à textura de “mármore calacata” no MDF e também à cor “Azul Tiffany”.

destaque para o balcão da recepção geral e a parede adjacente a ele azul-esverdeada com o logotipo da clínica
o painel de fundo da recepção também funciona como armário administrativo e armário de amostras

Uma exigência dos médicos e dentistas foi a separação em três locais de espera: uma espera geral, diretamente ligada à recepção, e duas esperas mais isoladas, para poderem oferecer mais conforto aos pacientes, já que a clínica engloba públicos díspares, de crianças a idosos.

Em relação aos consultórios, foram projetados espaços confortáveis e tecnicamente resolvidos quanto às solicitações da vigilância sanitária. Macas mais reforçadas, sobre mobiliário de marcenaria, foram propostas de acordo com exigência dos próprios médicos para adequado atendimento de seus pacientes. Além disso, a mesma composição de materiais do restante da clínica foi adotada, para manter a unidade de linguagem.

 todos os consultórios da clínica foram projetados para ter iluminação e ventilação natural
a mesma unidade de linguagem do restante da clínica foi aplicada nos mobiliários dos consultórios
o consultório odontopediátrico foi desenvolvido com uma proposta mais lúdica do que os demais
error: Conteúdo está protegido!