Para a escola Anglo Crescer Jundiaí (@anglocrescerjundiai), situada numa região consideravelmente adensada no centro da cidade, foi projetada uma ampliação contendo uma praça e um edifício que, por sua vez, é composto por um pavimento térreo e mais quatro pavimentos, sendo o último desses um terraço.

Das primeiras ideias para o novo espaço, que tinham os antigos proprietários do então Colégio Crescer de Jundiaí, até a proposta elaborada pela Téses Arquitetura, grandes redirecionamentos foram possíveis. No que concerne ao programa que teria o novo edifício destinado ao ensino médio, pode-se destacar que a capacidade de atendimento aos alunos foi dobrada em relação ã capacidade inicialmente prevista, e isso sem aumentar-se a metragem quadrada previamente determinada.

O resultado do conjunto de proposições assertivas e da estética autêntica criados pelo projeto foram determinantes para que, ao final de sua execução, o colégio fosse adquirido por um dos maiores grupos educacionais do país.
Mas a capacidade de oferta de vagas não foi simplesmente duplicada sem qualquer atenção ã qualidade dos espaços pedagógicos, ao contrário disso, todo o programa do novo edifício foi criteriosamente estudado e proposto de forma a proporcionar espaços aptos a estimular as mais elevadas expectativas pedagógicas para o modelo de ensino médio em questão.


Com um pé-direito alto, com boa amplitude e iluminação, além de abrigar os alunos quando adentram ao edifício vindos da praça, o pátio possibilita e estimula inúmeras atividades. Nele se realizam desde atividades recreativas à atividades pedagógicas extraclasse que auxiliam os alunos em sua formação mais ampla.
E quanto às questões estéticas, o padrão que até então o colégio vinha imprimindo em seus edifícios já construídos foi revisto e replanejado, e novas ideias puderam ser materializadas visando uma imagem que melhor se aplicasse à história do trabalho pedagógico do colégio. Inclusive, tal imagem foi pensada para se reproduzir e gradativamente atualizar os edifícios pré-existentes.
Do alto do edifício, no seu terraço projetado, algumas perspectivas foram meticulosamente criadas, ora mirando no fundo do horizonte a paisagem montanhosa de Jundiaí, ora mirando detalhes da urbanização da sua área central.

Os enquadramentos das paisagens possíveis a partir do terraço foram criados para encantar e educar. Em determinados momentos eles miram as reservas naturais que envolvem Jundiaí, em outros permitem observar a sua sociedade, e em outros ainda sublinham importantes momentos da história da cidade.
As formas anguladas expressivas criam de fora do edifício a identidade que marca o seu topo. Além de desenharem as perspectivas com o entorno da edificação, elas também estabelecem uma importante relação com as formas da praça projetada para a escola.

A expressividade das formas criadas no terraço desenham não apenas relações com a paisagem ao redor da escola, mas também com o céu.
A definição dos materiais e das formas que compõem esse projeto buscou expressar e estimular os imprescindíveis valores da ciência e do conhecimento no processo pedagógico. Os painéis quebra-sóis foram criteriosamente estudados para bloquear o sol nas salas de aula e, ao mesmo tempo, permitirem abundante ventilação natural e transparência do interior para o exterior.


Alguns detalhes da execução do projeto
O contexto urbano central antigo e adensado impôs ao projeto a necessidade de soluções que fogem às mais convencionais na arquitetura educacional, forçando à verticalização do programa da edificação. Nesse contexto, acompanhando os desafios de um projeto verticalizado para uma escola, existiram também as dificuldades de sua execução.

Um dos consideráveis desafios da execução de uma obra desse porte, e num contexto urbano adensado como o da região central de Jundiaí, foi a realização dos acabamentos das faces externas do edifício.

A estrutura metálica foi projetada e construída para ser revestida com as placas cimentícias, que deram a forma sobre a qual foi aplicada a textura na cor de um concreto negro.


Os enquadramentos das paisagens tomando forma durante a sua execução.

